quinta-feira, 7 de julho de 2011

Para a primeira semana de vida do Dinis

A mamãe Betania escreveu muitas cartas para o pequeno Dinis; durante o internamento e agora, por ocasião de estares na Neonatologia e uma delas diz respeito a primeira semana de vida.
Os primeiros dias passaram devagar, inicialmente o Dinis foi ventilado, esteve a receber medicação através do catéter inserido no umbigo, fez análises ao sangue todos os dias e perdeu peso, no entanto o pequeno guerreiro esteve muito forte e persistente.
Nós, os pais queremos apressar os passos mas aprendemos que é necessário viver um dia de cada vez, com muita esperança, paciência e fé!Assim, todos os dias, pela manhã, tarde e noite visitávamos o nosso querido bebé, conversamos e cantamos para ele, bem como acompanhamos o desenvolvimento junto aos médicos e enfermeiras.
Recebemos muitas bençãos, uma delas foi a retirada do ventilador sendo substituido pela máscara de oxigênio, pois esta faz com que ele tenha que trabalhar os pulmões para respirar embora tenha episódios de apnéia, quase sempre consegue restabelecer os valores normais.
Ao cair os níveis do coração e do pulmão, os nossos corações ficavam apertados pois o susto destes episódios fazia com que tivéssemos receio de algo grave, mas a dedicação e explicação dos médicos e enfermeiros eram sempre esclarecedores e tranquilizantes para nós.
A alimentação do bebé Dinis, a partir do terceiro dia foi iniciada com 3ml, às vezes o leite materno, às vezes o leite preparado e foi aumentando gradativamente à medida da tolerância dele.
Uns dias são bons, outros dias são mais preocupantes, contudo caminhamos lado a lado, sempre a acreditar na força e na saúde do pequeno Dinis, pois junto dele encontramos os nossos momentos mais felizes e abençoados.

1 comentário:

  1. hoje revejo-me neste texto, o meu pequeno grande Pedro saiu ontem da Neonatologia de Évora e também passámos por tudo isso... hoje foi o primeiro dia em casa :)

    Solange Lopes

    ResponderEliminar